EQUIPE Tecnologias Educacionais
 
Pesquisador :Ronaldo Ramos e Mauro Oliveira
Gerente de Projeto: Roberto Alcântara, Valdir Silveira
Desenvolvedores:  Paula Christina, Wylcker Fernandes, Ewerly Magna
 
RONALDO RAMOS é Doutor em Informática (Systèmes Informatiques) pela Universidade de Evry /Instituto Nacional de Telecomunicações na França em 2003. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de Inteligência (artificial) Aplicada em 1995.
 
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e do Grupo de reconhecimen to de Padrões e Aprendizagem de Máquinas do Laboratório Centauro da UFC.
 
Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em engenharia de software e sistemas inteligentes, atuando também nos seguintes temas: sistemas distribuídos, dependabilidade, tolerância à falhas e sistemas especialistas.
 
Tem vasta experiências em sistemas inteligentes baseados em Técnicas de Reconhecimento de Padrões, Mineração de Dados e Modelos de previsão.  
 
Já projetou e implementou soluções de  Sistemas Inteligentes para bancos de dados em várias empresas: CHESF, DYAD, COELCE, SEFAZ, CEMAR, etc.
 
=================================
 
Mauro Oliveira é técnico em Eletrotécnica (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE, antiga Escola Técnica Federal do Ceará, ETFCE - 1973); Licenciado para o Ensino de 1º e 2º Graus (Universidade Federal do Ceará, UFC - 1976); possui graduação em Engenharia Elétrica (Universidade Federal do Ceará, UFC - 1982); mestrado em Sistemas de Computação (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Puc-Rio - 1987); doutorado em Informática (Université Pierre et Marie Curie, Paris VI - 1993) e dois pós-doutorados em Telecomunicações: King´s College of London - Inglaterra (2003-2004) e University of Ottawa - Canada (2009-2010) .
 
Foi Diretor Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, CEFET, Ceará (1998); Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (2004) e Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado do Ceará (2007).
 
Tem experiência na área de Educação com jovens, com ênfase em Ensino Profissionalizante. Suas principais áreas de pesquisa são: Redes de Computadores Convergentes, Ensino Tecnológico à Distância, Sistemas Inteligentes de Saúde, Modelos Sócio-Educativos para Jovens.
 
Desde 1974 é Professor do IFCE e membro do programa de mestrado profissional da Universidade Estadual do Ceará (UECE/IFCE) desde 2000. Foi professor da Universidade de Fortaleza de 2009 a 2012 e Professor Visitante da Universidade de Troyes (França 2003).
 
Atualmente é líder do grupo de pesquisa LAR (Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Multimídia), articulista do Jornal o POVO desde de julho de 2010 e consultor científico da Universidade Mackenzie - S Paulo. É o criador do projeto de responsabilidade social Pirambu Digital e Presidente do Conselho Deliberativo do Aracati Digital .